Desastres no Peru
Hoje o assunto é sério e triste. Nas últimas duas semanas o Peru praticamente colapsou. Um fenômeno natural chamado CHUVA está devastando o país através de outro fenômeno chamado "huaico", que se traduz como "avalanche". Basicamente o que ocorre é: se desprende do alto das montanhas uma massa de barro, pedras, árvores (e tudo que estiver no caminho) por causa das chuvas torrenciais e essa avalanche termina nos rios provocando desbordamento.
Talvez você se pergunte, só isso? Bom, o problema é que muita gente vive bem pertinho dos rios ou no caminho da avalanche, ou ainda em alguns casos, a cidade inteira está no caminho da avalanche. Além disso, a maioria das cidades peruanas não tem infraestrutura para suportar tanta água. Nos links abaixo você pode ver algumas noticias do que está acontecendo por aqui:
http://larepublica.pe/impresa/sociedad/859602-huaico-y-desborde-de-rio-deja-4-caserios-aislados-en-motupe
http://rpp.pe/peru/ancash/la-panamericana-norte-bloqueada-por-la-caida-de-un-huaico-en-ancash-noticia-1039607
http://elcomercio.pe/sociedad/lima/barba-blanca-pueblo-que-quedo-escombros-huaico-noticia-1979088
O país inteiro está sofrendo. E por mais que seja declarar "culpados", o que importa mesmo é que muita gente está sofrendo neste exato momento, sem água, luz, comida, sem casa. Existe a grande preocupação por causa das epidemias. Cemitérios foram inundados e praticamente desapareceram, zoológicos também e as doenças vão começar a se alastrar.
Me mudei pra um povoado que fica a duas horas de Lima, e a menos de 1km da minha casa posso ver as marcas da destruição. Participei de trabalhos voluntários nas áreas afetadas e parece cena de filme. Famílias inteiras morando em barracas enquanto o exército tira o barro das casas que chega à altura da cintura. Crianças tomando banho no pouquinho de água suja que restou depois da avalanche. Idosos sentados no sol no meio da destruição e sujeira com o almoço na mão.
- Tem gente que só sabe porque viu no jornal
Assim como em qualquer parte do mundo, muitos peruanos só sabem que tudo isso está passando porque viram na televisão. Principalmente em Lima o maior problema é a falta de água, tanto no fornecimento público quanto para compra nos supermercados.
- Tem gente que se aproveita
Apesar da situação, muitos dos afetados ou não afetados que vivem nas redondezas, se aproveitam das doações, tentando receber mais do que deveria, indo a todos os pontos de doações e levando o máximo possível pra casa e negociando o que recebe. Isso faz com que o cenário fique ainda mais triste.
Por enquanto, a ajuda que podemos dar é com nossas orações, e caso você possa doar algo pode entrar com contato com a ADRA Peru e ajudar como seja possível.
O Peru é forte, o povo peruano é lutador, mas vai demorar um tempo para apagar o rastro da destruição! Se você é brasileiro e já mora no Peru, não seja indiferente, lutemos juntos!
Post a Comment