Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Como conseguir emprego em Lima


Todo mundo pensa que vim pra cá com casa, trabalho, namorado... sinto decepcionar, vim quase sem nada disso e namorado até agora não encontrei. Mas nesse post quero comentar um pouco sobre trabalho.
Antes de vir pra Lima eu me planejei, primeiro pesquisei o custo de vida médio de acordo com a vida que levaria e no bairro que ia morar. SAIBA EM QUE BAIRRO VOCÊ VAI MORAR, Lima é uma metrópole que possui várias "cidades", quando você vai de um bairro a outro sente a diferença em tudo e principalmente no custo de vida.
Com a informação básica eu comecei a economizar 6 meses antes devir. Juntei dinheiro suficiente para poder estar por aqui 6 meses sem emprego, e se o emprego não aparecesse nesse tempo voltaria pro Brasil. Muitas coisas passaram e aprendi uma coisa, quem tem boca vai a Roma. Por ser minha primeira experiência fora do Brasil fiz tudo que os meus amigos peruanos disseram, e mesmo que fosse por boas intenções ou por medo acabei me enrolando com o dinheiro que trouxe.
Logo  vou escrever sobre a troca de dinheiro! Continuando...
Cheguei em julho, no começo de agosto já tinha entrevistas, porém não tinha documentos e por isso ninguém queria me contratar. Em novembro consegui um emprego. Nunca fui a nenhuma entrevista por "QI" (indicação). Existem várias formas de encontrar, vou explicar algumas que eu usei e outras que não usei, mas já vi funcionar.
Sites de empregos
  • Aptitus: Esse site é do jornal mais vendido no país, eu consegui algumas entrevistas por aqui. Hoje em dia já não está tão bom, mas ainda funciona.
  • Computrabajo: Pro meu gosto esse é o mais efetivo, principalmente porque não fazem, ou não faziam intermediação, ou seja, você escolhe a vaga e encontra o e-mail do contratante. Eu prefiro assim porque você tem a oportunidade de falar de você no momento de enviar o CV.
  • Bumeran: Nunca consegui nenhuma entrevista através deles, porém me parece interessante.
O meu atual trabalho eu consegui através do Computrabajo, depois de 3 entrevistas frustradas pela falta do visto (Saiba como tirar o visto peruano), decidi fazer a busca pela palavra "portugues", porque pensei que uma pessoa que precisa de um nativo no português saberá que o visto demora um pouco. E funcionou! Encontrei uma empresa que procurava um brasileiro, foi ótimo.
Jornal
  • Compre o jornal de domingo: O comércio (site do jornal) é o que gerencia as vagas do Aptitus, porém eu acho que existem empresas que preferem colocar a vaga somente no impresso.
Rua
  • Agências: Sinceramente estou escrevendo isso porque é minha obrigação contar tudo, mas eu nunca iria numa agência de empregos aqui. Eu sinto que o risco de ser enganado é gigante. Porém, se você tem coragem procure agências em bairros como Miraflores, San Isidro, San Borja, Santiago de Surco, eu pelo menos confio mais.
  • Restaurantes: Se você tem experiência como garçon ou garçonete acredito que conseguirá emprego rápido. Nos mesmos distritos que mencionei aconselho que você ande pelas avenidas principais em busca de restaurantes, eu já perdi as contas de quantas placas de "se busca mozo/azafata" já encontrei por aí. (Ah, mozo/ azafata = garçon/ garçonete).
  • Venda algo: Quando você anda de ônibus encontrará pessoas que vendem doces, chocolates... de tudo, ou mesmo que cantam, declamam, contam sua triste história para os passageiros. Se você vê como uma oportunidade de negócio pode dar certo, afinal aqui é permitido o comercio nos transportes coletivos.
Sou completamente a favor do ditado "quem procura acha". Com essas dicas garanto que você encontrará alguma coisa, mas se ainda assim não conseguir nada você pode:
  • Cuidar dos filhos do vizinho
  • Dar aulas de português (eu fiz isso)
  • Vender coisas brasileiras
  • Manicure
  • Cabeleireira
Criatividade não falta no sangue brasileiro... Não tem desculpa pra se lamentar que a vida não foi justa com você. Vamos lá! Bora trabalhar!

37 comentários:

  1. Oiii
    Olha eu aqui novamente, aline como vc conseguiu dar aulas de portugues?
    Preciso muito trabalhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, gostaria de saber se está trabalhando já? Ou se está contente com o seu salário? Pois oferecemos uma oportunidade em Lima se houver interesse me chama no WhatsApp +55 041 9765-8186

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Oi oi!
    Eu consegui dar aulas buscando nessas páginas que comentei, com a palavra "português" e mandando CV para os centros de idiomas de Lima. Sempre gostei muito de ensinar, aprendi o espanhol sozinha, por isso, aprendi várias técnicas que passava aos meus alunos. Sempre pedem uma aula modelo. Mas tem meses que a procura dos alunos baixa muito. Tem meses que eu não tenho nenhum aluno. :/

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, gostaria de saber se está trabalhando já? Ou se está contente com o seu salário? Pois oferecemos uma oportunidade ou se for possível estar me auxiliando para que possamos expandir em Lima se houver interesse me chama no WhatsApp +55 041 9765-8186 uma dúvida vc da aula de espanhol tbm? Pois tenho que aprender. Grato aguardo seu retorno

      Excluir
    2. Olá bom dia, gostaria de saber se está trabalhando já? Ou se está contente com o seu salário? Pois oferecemos uma oportunidade ou se for possível estar me auxiliando para que possamos expandir em Lima se houver interesse me chama no WhatsApp +55 041 9765-8186 uma dúvida vc da aula de espanhol tbm? Pois tenho que aprender. Grato aguardo seu retorno

      Excluir
  3. Olá, sou do Rio de janeiro e tenho uma pequena quantia, +- R$10.000 e sempre fui apaixonado pela Bolívia e Peru, por isso tenho interesse de me mudar e abrir um pequeno negócio na área de lanchonete, mercearia e etc. Se alguém estiver interessado em entrar junto podemos tentar.
    22-998083066
    Fernandomalacarne3@gmail.com

    Att. Fernando

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou do Rio de janeiro e tenho uma pequena quantia, +- R$10.000 e sempre fui apaixonado pela Bolívia e Peru, por isso tenho interesse de me mudar e abrir um pequeno negócio na área de lanchonete, mercearia e etc. Se alguém estiver interessado em entrar junto podemos tentar.
    22-998083066
    Fernandomalacarne3@gmail.com

    Att. Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Fernando, com essa quantia você consegue começar algo pequeno, mas confesso que nesse assunto não tenho nada de experiência, mas tem uma comunidade de brasileiros que moram aqui e vários tem negocio próprio, de repente alguém pode te dar uma luz. Procura no face "Brasileiros em Lima" e "Serviços para Brasileiros no Peru".
      Espero ter ajudado.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sou Adriano e queria morar em lima peru eu não conheço nada em lima peru como eu faço pra arrumar emprego com alojamento e com visto de trabalho em lima peru meu contato 55.9100-4964 meu whatsapp

    ResponderExcluir
  7. Dezembro vou pro peru pra morar , tenho medo de ir pra bairros perigosos pra morar ouvi falar em lá vitória, e perigoso mesmo lá? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Já engano um pouco o espanhol , será que ajuda a arrumar emprego ou tem que estar expert no espanhol?

    ResponderExcluir
  9. Já engano um pouco o espanhol , será que ajuda a arrumar emprego ou tem que estar expert no espanhol?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Estou pensando em ir morar no Peru, mais precisamente em Miraflores, mas queria planejar tudo do Brasil antes de ir, você acha que consigo agitar as coisas por aqui como emprego e casa, ou só pessoalmente? Abraços;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vida Natural, é possível conhecer o processo e os custos, mas dar entrada nos trâmites somente estando no país. É importante mencionar que Miraflores é um bairro caro em todos os sentidos, e não creio que é conveniente, exceto se você tem condições financeiras para isso.
      Espero ter ajudado um pouco.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Olá Aline, meu nome é letty, estou morando no perú a um meses e no início estava dava aula de português, e também trabalhei em um restaurante como atendente, actualmente estou em busca de trabalho, e estou bem precupada porque não tá sendo tão fácil, você poderia me passar umas dicas para começar. obs: já tenho o meu carnê em mãos, se pode mim chama no whats 920144657

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letty, obrigada pela confiança. Realmente não está fácil. O que eu fiz algumas vezes foi me registrar em todas as páginas de emprego e olhar todos os dias as vagas publicadas no dia, e assim consegui algumas entrevistas. Também procurava "portugues" nessas paginas pra conseguir alguma empresa que estivesse procurando brasileiros. Outra opção que também fiz e funcionou foi procurar na internet os institutos de idiomas de Lima e mandar meu CV para eles. Espero que você consiga emprego logo logo.

      Um abraço!

      Excluir
    2. oi Letty tudo bem? vc mora no peru? me chama no whatsap 05521 968847790 tenho uma oportunidade para vc.

      Excluir
  13. Aline, boa noite !
    Parabéns pelo blog!
    Quero morar em Lima em 2018, minha namorada é peruana e mora em Lima. Pretendemos casar.
    Mas confesso que a questão de emprego está me deixando maluco, rs.
    Sei falar espanhol, inglês, além do português. Tenho superior completo, e uma vida tranquila em SP.
    POrém estou disposto a largar tudo.
    E a questão emprego, é a que mais me preocupa, estou pensando em ir com 30 mil reais. E deixar o restante do dinheiro que tenho no Brasil, como reserva.
    Espero que possa me dar umas dicas, está longe, mas um ano passa rápido.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. E acredito que seja mais fácil pra mim, viver em Lima. Do que ela arrumar alo em São Paulo, ou estou errado ?

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal, meu nome é Paulo, atualmente moro na cidade de São Paulo, trabalho como Coordenador Comercial e também como empreendedor. Me coloco a disposição para oferecer uma oportunidade de negócios para quem mora ou está indo para este país maravilhoso que é o Peru.
    Caso alguém tenha interesse em conhecer esta oportunidade, pode entrar em contato comigo e agendamos um bate papo. Segue abaixo o meu contato de email e telefone.
    XX 16 991681715
    Paulozillmer@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. boa moite Aline me chamo iza, gostaria de fazer um curso de espanhol em lima com duração de seis meses, você sabe se e melhor negocia direto com a escola ou se vale apena compra esses pacote oferecido por agencias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Iza,

      Desculpe a demora. Em todos os países da America Latina, o melhor é sempre negociar diretamente com as escolas ou faculdades. As agencias cobram comissão. Eu fui pra lá e não me comuniquei com brasileiros por 1 ano e consegui o nível avançado sem fazer nenhum curso. Fica a dica!

      Mas se vc quer estudar mesmo, vai pra lá ou procura no google "español para extranjeros en Lima" e vai encontrar algumas boas opções.

      Um abraço

      Excluir
  17. Brasileiros que residem no Perú estamos abrindo filial neste pais e precisamos de pessoas para trabalhar, indústria de cosméticos, perfumaria e bem estar, interessados entrar em contato pelo Wathsapp 84 98802-1073 ou e-mail Robsonamoedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Quanto você juntou para se manter no peru por 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Nay,

      Quando eu fui eu usava meu seguro desemprego (minha familia me mandava) pra me manter nos primeiros meses, mas menos de 1.200 reais por mes é meio complicado em Lima, se for no interior pode ser até metade disso.

      Da uma olhada na resposta do comentário abaixo, da Janaína, pode ser muito útil.

      Um abraço

      Excluir
  20. Aline, boa tarde!

    Sou a Janaína e irei para o Peru em Maio de 2018, ficarei 6 meses, vou estudar lá em San Isidro - Lima. Fiquei sabendo que o custo de vida lá é um pouco alto, terei que procurar outro lugar aos arredores para pelo menos morar mais barato. Tenho 10.000,00 até agora reservado para a viagem, e precisarei arrumar um emprego, sabe me dizer se essa quantia é boa para pelo menos 3 ou 4 meses no país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Janaína,

      Você pode procurar "habitaciones" que são quartos para estudantes no bairro chamado "Lince", é do lado de San Isidro, tem facil acesso e os preços são infinitamente mais baixos do que em San Isidro.

      Os gastos seriam maiso ou menos assim (claro, que depende de você):
      Alimentação 600 por mês + Aluguel 700 por mês + Transporte (onibus) 150 por mês + Higiene e Limpeza 100 por mês = 1.550 mensais. Ou seja, com o dinheiro que você já tem dá pra se virar muito bem por 6 meses. Agora, lembre que a passagem de ida e volta custa mais ou menos 1.500.

      Trabalhar, eu acho difícil se vc não tiver o documento de residente, tenho amigos que penaram bastante e até agora não tem trabalho. Mas se vc vender comidinhas brasileiras pras pessoas da sua classe pode garantir a comida e o transporte do dia, e falo porque tenho amigas que fazem isso pra manter a casa!

      Bom espero ter ajudado! Boa sorte!
      Um abraço

      Excluir
    2. Nossa, achei que seria bem mais.
      Ajudou bastante, creio que consigo a Tarjeta de Extranjero, ele me ajudará com o trabalho, já havia lido sobre ele.
      Agradeço muito, beijão!

      Excluir
  21. Preguntas sobre cómo registrarse en el Grupo Hinode o adquirir nuestros produtos y solo pide a Whatsapp +55 071 987511869 DANI MATOS Consultor Grupo Hinode
    SER un consultor (a) Hinode de La franquicia y ganar El 1.500,00 a 3.000,00 trabajando em SUS ratos lires Hinode. Más información y solo pide a Whastsapp + 55 071 987511869

    REGÍSTRATE EM GRUPO HINODE
    https://vo.grupohinode.com.br/03994698
    https://vo.grupohinode.com.pe/03994698
    https://vo.grupohinode.com.co/03994698

    Whatsapp +55 071 987511869
    DANI MATOS ID 03994698
    Consultor Grupo Hinode

    ResponderExcluir
  22. Ola, boa tarde. Voce ainda mora no Peru?
    Namoro um peruano e vou me mudar p Lima no meio deste ano, mas me sinto insegura pois preciso trabalhar para levar em dezembro minha filha de 7 anos.
    Sou bacharel em Direito e estou tentando a OAB. Gostaria muito de ter sua ajuda em opçoes de trabalho para minha atual condição de recem formada, sem experiencia.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá, você ainda vive no Peru? Eu fiz um intercâmbio praí esse ano, passei 02 meses realizando um projeto social através de uma ONG e gostei muito, decidi que quero morar mais 06 meses a partir de agosto, então estou buscando informações para arranjar trabalho por aí, sou formada em direito mas estou iniciando um curso de coaching para atuar em empresas e penso em atuar dessa forma no Peru, você acha que essa carreira está em ascendência por aí?

    ResponderExcluir