Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Vale a pena morar no Peru?


A pergunta do título pode ser a pergunta que você está se fazendo desde que decidiu pesquisar sobre a vida no Peru.

Antes de ler todo o meu post, quero que você tenha em claro que tudo o que eu escrevo é baseado na minha experiência e que existem grandes possibilidades de que pra você seja tudo muito diferente.

Não temos como saber se algo vai valer a pena antes de experimentar, porém podemos prevenir, ou analisar as possibilidades de que tudo saia bem. Então, mãos à obra!

1. Porque quero morar no Peru?

Tenho muitos leitores que me dizem "quero mudar por causa da crise", "quero mudar porque vi fotos do Peru e parece lindo", "quero mudar porque cansei do Brasil"... entre outras. Ter motivos sólidos é muito importante antes de decidir sair de casa e se aventurar a viver no Peru. Se o seu motivo é a crise, no momento en que o Peru tenha problemas semelhantes aos do Brasil (e pode crer que vai acontecer. América latina!) você vai se frustrar.

Já se você pensa vir porque o Peru tem paisagens lindíssimas, vai se decepcionar porque nem todos os lugares no país são para cartões postais, existe pobreza, existe miséria, existe seca, existe degradação.

O melhor é que os seus motivos estejam basados em coisas como estudar, por exemplo. Meu principal motivo era aprender espanhol fluente, e valeu a pena.


2. Estou preparado para uma mudança radical?

Se mudar de cidade não é fácil, imagina mudar de país! Pense muito bem antes de dar esse passo porque não tem coisa pior do que uma pessoa que muda de casa e passa o tempo todo reclamando da casa nova. E muitas coisas vão te incomodar, você está preparado para se adaptar e aceitar as diferenças? 

3. Tenho disposição?

Talvez essa pergunta ficou um pouco confusa, mas ter disposição é super importante. Você está disposto a tomar banho frio ou de canequinha? Estar disposto significa que você encara qualquer coisa que a nova vida possa apresentar, mesmo que seja algo que não te agrade. Depois desse tempo todo que moro no Peru (desde 2013), posso dizer sem medo que nem sempre é fácil ter disposição para aceitar algumas diferenças culturais gritantes.

Muito bem, se você responder as três perguntas e estiver seguro que seja como for fará com que a experiência no Peru seja a melhor possível... vai valer a pena!

Então... vale a pena morar no Peru? Na minha opinião vale e vale muito, porque tenho a oportunidade de aprender outro idioma, de viver em uma nova cultura e experimentar momentos incríveis.

Um abraço!




Um comentário:

  1. Querida recebi uma proposta de trabalho em Lima, minha grande preocupação é onde meu filho vai estudar, ele tem cinco anos e está sendo alfabetizado em português, existe escola para brasileiros?

    ResponderExcluir