Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Peru e os peruanos: Oferecendo comida


Não sei você, mas eu sempre fui ensinada que aceitar comida que outra pessoa oferece é falta de educação, e que deveria negar sempre. Meu pai dizia que quem oferece não quer dar, eu sempre pensei que quem quer mesmo dar o que está comento, não pergunta se a pessoa quer, simplesmente diz "é pra você". Por outro lado, a contradição! Fui ensinada a sempre oferecer o que estivesse comendo sempre que houvesse alguém perto de mim.

Daí a pessoa muda de país e... Cada vez que eu oferecia algo todos aceitavam, mas nem sempre me ofereciam, e me confundiam, os critérios de boa educação pareciam não ter nenhum sentido. Até que entendi. Aqui no Peru as pessoas somente oferecem o que realmente querem dar, e as pessoas de mais idade se ofendem quando você nega, porque entendem como desprezo. Me lasquei!

Como eu faço? Quando é uma pessoa de mais idade que não conheço muito, aceito o que me ofereçam, as vezes sou obrigada a comer mesmo que não goste ou esteja satisfeita para agradar, ou outras vezes entrego o que recebi pra outra pessoa. Quando é uma pessoa jovem, aceito só se realmente quero. E estou tentando aprender a não oferecer se não quero compartilhar. Confesso que me sinto a pessoa mais egoísta do mundo, mas em alguns momentos é necessário, seja pela quantidade de comida ou pelo tamanho da fome... 

Comigo acontece muito quando já estou satisfeita e me oferecem mais comida, tenho que passar de 5 a 10 minutos explicando que já estou satisfeita, que não como tanto... e por aí vai.

Bom, então se você pensa vir pra cá, aprenda a aceitar tudo o que te ofereçam (óbvio que você não é criança pra aceitar coisas que tem alergia ou que te fazem mal). Pra se livrar e ainda ser querido pelo povo terá que dar boas justificativas.

Um abraço!

4 comentários:

  1. Olá Aline,
    Se puder me ajudar, tenho uma dúvida, a documentação para trabalhar no Peru só é feita em Lima? Estou pesquisando para fazer isso em Cusco mas não encontro nada..

    Desde já agradeço.
    Luana Sena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Luana, acompanhei o processo com um brasileiro em Arequipa, em Cusco também é possivel, no link abaixo vc encontra o endereço e lá você consegue todo o passo a passo pra tirar o "carnet de extranjería". https://www.migraciones.gob.pe/index.php/quienes-somos/oficinas-a-nivel-nacional/
      **Av. El Sol Nro. 612 Local de la Prefectura Cusco**
      O processo é similar, porém algumas coisas precisam ser enviadas a Lima para assinatura e carimbo.

      Boa sorte!
      Um abraço

      Excluir