Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Morar no Peru: Como tirar o visto [2016]



Esse post se fez possível graças a grande ajuda do meu amigo Pablo, ele também mora no Peru!

Já fazem 3 anos que moro no Peru e vejo que os processos de residência sofrem atualizações constantes e apesar de que o “esqueleto” continua sendo o mesmo decidi escrever esse novo post com o passo a passo para tirar o “visto” no Peru. 

Por que “visto” entre aspas?
Aqui no Peru o visto ou a residência são concedidos através de um documento que se chama CARNET DE EXTRANJERÍA. Não se usa o termo “visto” ou, em espanhol, “visa”.

Vamos ao trâmite:

São 10 passos porém um deles (número 9) é pra quem tem alguém da família que mora no Peru, e está sendo "chamado" por essa pessoa.


  1. Formulario F-004: No quadro I marque "Cambio de Calidad Migratoria" e preencha com "de turista a trabajador". O II prencha com seus dados pessoais. Preencha e assine o quadro IV, a digital (huella dactilar) usada aqui no Peru é SEMPRE a do dedo indicador direito.Faça o mesmo com o quadro V e os demais quadros serão preenchidos pelos departamento de imigração.
  2. Pagar a taxa de inicio do tramite: essa taxa é a primeira e os números do comprovante que vão te entregar no Banco de la Nación serão necessários para o agendamento online para a entrega dos documentos, o valor da taxa é de S/. 117.60, e o código da taxa é 01814.
  3. Solicitação para utilizar os benefícios do MERCOSUL: nós temos o direito por causa do MERCOSUL, você deve preencher "mercosur" no cabeçalho da solicitação e os demais dados são pessoais.  
  4. Copia simples do RG ou do passaporte.
  5. TAM (tarjeta andina de migración): quando você entrar no país vai receber a TAM e deve cuidar muito bem dela, (eu perdi a minha, mas tem solução), tenha no dia da entrega a original e uma cópia.
  6. Antecedentes criminais do Brasil: depois que você imprimir e tiver os antecedentes, imprima, e será preciso validar e imprimir a página de resposta da validação.  
  7. Certificados de antecedente peruanos: Antecedentes Penais, Antecedentes Judiciais e Antecedentes Policiais. Na maioria das cidades peruanas você pode tramitar os três antecedentes. Isso deve ser feito pessoalmente já que nesse momento tiram a sua foto e escaneiam as suas digitais. Cada antecedente tem uma taxa que deve ser paga no Banco de la Nación.
  8. Declaração jurada: preencha com o número de documento com o qual você está fazendo o trâmite (RG ou passaporte).
  9. “para llamado de família”.
Com tudo isso em mãos, é hora de solicitar a data para a entrega dos documentos. Para “sacar cita en línea” você deve seguir os seguintes passos:

Entre no site https://www.migraciones.gob.pe/ e clique em "citas en línea", acesse "citas en línea - inmigración", e entre em "de calidad migratoria". No menu ao lado, clique em "por convenios" e selecione "trabajador" e marque todos os documentos que você tem. Atenção: o último é somente depois que o trâmite for aprovado, portanto não marque o último quadrinho. Preencha, verifique e siga os seguintes passos, até ter a chance escolher o dia da entrega.

Seja pontual, tenha paciência, o processo pode demorar, leve todos os seus documentos, caneta, um livro (caso demore, aproveite para estudar espanhol) e no momento da entrega você receberá novas instruções.

Uma vez aprovados todos os documentos vem o último passo!!!

10. Pagar taxas de direito ao tramite US$ 235.00 e aí é só ir buscar o seu documento!

Espero que essas dicas sejam úteis, você tem sorte porque agora é mais simples que antes. Fique atento, não aceite opinião de estranhos e boa sorte!

Um abraço!


16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem? Tenho algumas duvidas....
    Estou no meio do processo e tenho duvida se necessito fazer a traducao juramento dos antecedentes criminais do Brasil. ( a minha foi
    Pega pessoalmente na PF)
    1• como e essa declaração jurada?
    2• levo o formulario 4 preenchido como cambio de calidade migratorio ( que e a
    Liberacao para trabalhar aqui?
    3•quanto tempo seu carnet demorou pra ficar pronto?
    4•quando tiram a sua foto para o carnet? Na Citta?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Adriana, vamos lá... Tenho um amigo que terminou o tramite e não precisou traduzir, mas sim legalizar no Relações Exteriores.
      1. Se é a declaração do item 8, clica na palavra "Declaração" e vai abrir um link do documento que vc tem que imprimir e preencher.
      2. Você está mudando de Turista a Residente pelo convenio Mercosul, eu levei o meu em branco nessa parte e lá marquei junto com a pessoa que me atendeu.
      3. Depois que fui na entrevista pra levar tudo em 20 dias estava pronto.
      4. A foto do carnet é tirada no dia da entrega, no final de tudo, porque o carnet é feito na hora.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço

      Excluir
  3. Eu gostei das informações mas enquanto a apostila estão exigindo?

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei das informações mas enquanto a apostila estão exigindo?

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, bem bacana seu post! Estou passando por este processo agora e estou com algumas dúvidas, será que você poderia me ajudar?
    Entrei no país como turista e decidi ficar para trabalhar e estudar. Seu site me indica o formulário F-004, que é de Cambio de Calidad Migratoria, porém o site da superintendência Nacional de Migraciones disponibiliza o F-007a, que é de Emisión del Carné de Extranjeria. Qual dos dois devo usar para deixar de ser um turista e ter o Carnet para poder trabalhar, estudar, abrir conta em banco...? Ambos me parecem aplicáveis à minha situação.
    Abraços e obrigado por este super serviço de utilidade pública! :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline, seus posts são muito bons mas ainda sobrou umas duvidas. Pode me esclarecer?
    Vou viajar dia 22 de outubro para Peru e não sei quais documentos tenho que levar. Estou indo para morar/trabalhar/estudar, mas estou indo sozinho e não tenho quem possa me enviar documentos posteriormente a minha viagem.

    Pra não passar dificuldades, sabe qual documento eu vou realmente precisar levar DO BRASIL para conseguir pedir residencia? Porque não consegui entender essa parte do seu post... obrigado, abraços! :)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Caso alguém precise de tradutora juramentada, indico uma que fez tudo via correio e sem problemas.

    Portugués - Directo :ARBURÚA ROJAS, CELIA ROSARIO, ela está na JR. DANIEL A. ROBLES N° 210, PSJE. C-20 Pueblo Libre bilbo@terra.com.pe 463-1109 Cel: 999-642-450 ou

    JR. ANTONIO MIRÓ QUESADA N° 376, OF. 301 Lima bilbo@terra.com.pe 428-0156 Cel: 999-642-450

    ResponderExcluir
  9. Muito legal. Minha mãe está super preocupada com a minha ida para o Peru em 2018. Eu tenho 16 anos, pretendo fazer faculdade por lá e me fixar no país. Sou um bocado ansiosa então leio muito sobre as novidades do país.
    Seu post foi muito informativo e possivelmente tranquilize a minha mãe, fora o fato de ter me explicado muita coisa, mesmo que algumas coisas mudem em 2 anos.
    Obrigada e fica com Deus 👏🏻💋

    ResponderExcluir
  10. quero muito migrar para o Peru já estive aí e amei o país, tem como verificar os links do migraciones do Peru está com erros
    Pretendo até o final desse ano me mudar pra Lima
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pretende ir? Também estou indo agora dia 1 de agosto, podemos nos ajudar!

      Excluir
    2. Estou aqui e vou arrumar a documentação completo, vou alugar algo em San Miguel, caso alguém queira conversar e ver se dividir despesas, sou Ivan Swan..
      Mande e-Mail.. ivanribeiro93@yahoo.com.br

      Excluir
  11. Bom dia tudo bem? Só para atualizar já não precisa pagar os 200 dólares finais e não precisa traduzir os antecedentes policiais. É só ir na embaixada com os documentos pedir para autenticar e depois levar no ministério das relações exteriores do peru e autenticar d novo. Bom, é isso!! Está mais facil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boa noite, poderia me dizer como é que fez para obter os documentos? quais docuemtnso levar na embaixada e posso tirar esses documentos desde Lima mesmo? me mande um email porfavor luisfal21@hotmail.com

      Excluir
    2. Oi, na embaixada somente antecedentes criminais do Brasil para para autenticar. Não paga nada e e rápido. Abraço.

      Excluir