O que fazer antes de viajar pra Lima
Quando se trata de viagem é muito importante considerar duas letras "P's":PREPARAÇÃO e PREVENÇÃO! Os aventureiros de plantão talvez não concordem, mas depois de algumas experiências decidi passar o conhecimento adiante. Agora falando especificamente do Peru, tenho certeza que preparar e prever são duas coisas que você deveria levar em consideração. Nas dicas de hoje vou falar da capital peruana, espero que seja útil!
Vai passar as férias em Lima?
- Prefira um apartamento do que um hotel: se você pretende ficar mais do que uma semana, seria mais interessante alugar um apartamento de temporada, existem empresas que você consegue encontrar e negociar pela internet. Sugiro isso porque a comida em Lima é consideravelmente barata, e no apartamento você teria mais liberdade e se for férias familiares ou em grupo o valor por pessoa diminuirá muito.
- Não vale a pena alugar um carro: em Lima você vai encontrar pelo menos umas 5 empresas boas que fazer o mesmo que a Uber, além disso o preço do táxi é muito baixo. Em alguns lugares o transporte público é organizado e vale a pena porque será uma verdadeira aventura. O trânsito limenho é uma loucura e se você alugar um carro provavelmente terá que pagar algo extra por reparos, porque se você não bater em ninguém, alguém com certeza vai bater em você.
- Procure pelos mercados: Atenção!!! Não me refiro a SUPERMERCADOS, estou falando de mercados. Que nós brasileiros conhecemos como mercadão. São um tipo de feira num lugar fixo, onde os próprios agricultores vendem seus produtos. Nesses lugares você pode encontrar muita coisa legal, bonita (pra tirar umas fotos), com ótimo preço e num ambiente 100% nativo. Os supermercados são iguais aos do Brasil, daí a única novidade é o produto, mas nos mercados você vai receber um show de cultura nativa.
- Pesquise: Mesmo que você seja aventureiro, recomendo a pesquisa, porque em Lima o clima as vezes pode ser um grande vilão. Procure informação sobre os pratos típicos, por mais que você saiba os nomes ou queira provar acho interessante ter uma ideia do que te espera.
- Aprenda a negociar: Você vai negociar o táxi, as compras no mercado, a compra de lembrancinhas... enfim, quase tudo no Peru pode ser negociado, mas se você é como eu e não tem boca pra pedir desconto, leve dinheiro extra!
- Não troque dinheiro no aeroporto: Na primeira vez que fui ao Peru troquei todo o meu dinheiro no aeroporto, e foi mais ou menos assim: levei 2.000 reais e me deram ao câmbio de 1 sol (a taxa nessa época era 1,40 soles) mais uma comissão, daí recebi 1980 soles, porém se eu tivesse trocado numa casa de cambio no centro ou em Miraflores, teria sido: 2.000 reais por 2.800 soles. A taxa de câmbio no aeroporto é sempre inferior às casa de câmbio. Além disso, você pode aproveitar os cambistas. Se você levar dólares, é só ir numa rua com vários bancos e encontrar um cara com um colete azul do lado de fora, se for real é mais difícil de achar assim na rua, mas da última vez, em julho de 2017 eu achei em Miraflores, na frente do MC Donald's do Parque Kennedy.
- Não seja muito simpático: Naturalmente nós brasileiros somos o povo mais simpático do mundo e somos conhecidos por essa simpatia, porém, sem generalizar claro, os peruanos são sacanas e se aproveitam. Normalmente quando você está fora do seu país seu nível de inocência aumenta muito, então, fique esperto e se não estiver entendendo a situação prefira sair rápido sem falar nada, do que ser enganado.
- Tenha cuidado: Você já foi na praça da Sé, em São Paulo? Já ouviu falar? Você usaria seu celular livremente por lá? Então a mesma regra vale para alguns lugares em Lima, como não da pra entrar em muitos detalhes, não te digo que não dá pra usar o celular, mas fique bem atento. Dizem que os ladrões em Lima roubam as suas meias e você nem percebe.
- Faça seu itinerário: Essa dica vale principalmente se você for por poucos dias. Lima é uma metrópole, e você vai encontrar muitas distrações, então se tem lugares que você quer conhecer veja se são próximos e aproveite o tempo ao máximo. Congestionamentos quilométricos em Lima são rotina, por isso marque bem os endereços e detalhes sobre os lugares que você gostaria de conhecer.
- Abra a mente: O Peru é um país muito rico em cultura, se você se fechar na sua "brasileiridade" provavelmente vai perder a oportunidade de experimentar coisas inimagináveis.
Depois de 4 anos morando no Peru, entendi que diferenças são somente diferenças, nada mais! Quando se trata de cultura fica difícil colocar regras, e se você olhar pra os peruanos esperando que ele se comportem como brasileiros vai se decepcionar. Olhe para as diferenças sem comparar. E se você está indo pra morar:
- Evite: Você quer aprender bem o espanhol? Evite brasileiros por um tempo, ficar falando em português vicia a língua, daí você vai aprender mais ou menos.
- Planeje: Muito mais do que quem vai de férias, se você for pra ficar, faça um bom planejamento, fale com brasileiros que moram em Lima (tem grupos no Facebook), pesquise muito, guarde dinheiro e analise todos os prós e os contras antes de dar esse passo.
Um abraço!
Post a Comment