Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Eu falo espanhol, caramba!


Quando decidi vir pra Lima, comecei a estudar espanhol por internet, na época (2013) o meu site preferido era o Livemocha passei uns 4 meses estudando quase todos os domingos, comecei a ler livros em espanhol, só ouvia rádios e músicas em espanhol, mas tinha um grande problema: tinha vergonha de falar. Sentia que entendia quase 80% do que era falado nas rádios, porém a dificuldade pra falar era um obstáculo considerável.

Então chegou o dia de viajar, cheguei no Peru e me surpreendi que realmente eu entendia mais do que imaginava, mas ainda parecia difícil falar. Foi aí que comecei a observar e a me arriscar. Agora já estava submersa na cultura, todo mundo ao meu redor falando espanhol o tempo todo, não tinha como escapar. No meu post "Dicas para aprender a falar espanhol fluenteexplico o que eu fiz pra aprender.

Hoje, alguns anos depois tenho o orgulho de dizer... EU FALO ESPANHOL! Longe de mim querer me gabar ou me sentir melhor que qualquer brasileiro que tenta falar outro idioma. Sinto que me superei e que sigo aprendendo o tempo todo. Fico muito feliz quando converso com algum peruano e eles não conseguem identificar de que país eu venho e além disso, sempre pensam que venho de um país de fala espanhola.

Vocês não podem imaginar a alegria que senti quando um dia na recepção do prédio que eu trabalhava dois dos porteiros me chamam e dizem "senhorita você não é peruana né?", respondo que não e pergunto de qual país ele pensavam que eu era. Um deles disse "Colombia!" e o outro "Fica quieto, é óbvio que ela é venezuelana", e nisso comecei a rir, e disse "Sou brasileira!" e eles se espantaram porque não sentiam os vestígios do português na minha forma de falar.

É claro que eu tenho muito orgulho de ser brasileira, mas sentir que você fala um idioma quase igual ao um nativo, não tem preço! E o melhor de tudo isso é que eu cheguei a esse nível sem nunca ter ido a um instituto de idiomas ou contratado um professor, nada do tipo.

O que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que é possível! Não posso falar a respeito de outros idiomas, mas no que se trata de português e espanhol não tenho nenhuma dúvida de que é mais do que possível chegar ao nível avançado sem precisar gastar dinheiro.

Um abraço!

Um comentário: