Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Por que eu moro no Peru?




Uma característica da maioria dos peruanos que conheço é que eles amam fazer perguntas, já estou aqui há 3 anos, mas sempre que conheceço alguém já sei que os primeiros 30 minutos de conversa serão em torno das seguintes perguntas:

  • Por quê você veio morar no Peru?
  • Já está acostumada?
  • Está casada com algum peruano?
  • Qual dos "maravilhosos, incríveis, deliciosos..." pratos peruanos você mais gosta?
  • Vai ficar aqui pra sempre?
Quem me conhece sabe que costumo ser sempre muito simpática e atenciosa, por tanto difícilmente fujo das famosas perguntas, mas devo confessar que depois de 3 anos respondendo as mesmas perguntas... já cansei! Óbvio que a boa educação me fará continuar respondendo e respondendo, mas será cada vez com menos detalhes.

Imaginando que você também goste de fazer um montão de perguntas para as pessoas que acaba de conhecer... vou responder as classicas que mencionei acima.

Por quê o Peru? Antes de mais nada, quero declara que essa pergunta vinda de quem seja sempre parece ter um tom de discriminação, mas vamos ao ponto. Até 2012 eu não sabia nada sobre o Peru (me sinto sem cultura, mas é a verdade), eu sabia que estava no mapa da América do Sul porque eu jogava War, ouvi falar sobre Machu Picchu na televisão e isso era todo. Mas tudo mudou quando decidi sair do Brasil para prender um novo idioma e cultura... E a oportunidade de vir para Lima se apresentou, agarrei e aqui estou. Não vim por causa de amor, nem por trabalho, vim porque eu quis conhecer. Arrisquei e deu certo.

Camaleão. Entre ensino fundamental e médio, estudei em 8 escolas diferentes, e praticamente cada mudança de escola era uma mudança de casa, ou cidade, ou Estado. Então eu me acotumo rapidíssimo! Na verdade o efeito da contante mudança da minha família gerou em mim quase que uma necessidade por coisas novas. Não tenho problemas em ficar longe dos amigos porque me fascina saber que vou conhecer mais pessoas e ter mais amigos. Então, sim... me sinto completamente em casa!

Amor Peruano. Minha vida amorosa seria motivo para criar um blog exclusivo pra isso, mas respondendo de forma objetiva, não casei e apesar de ter vivido alguns momentos de grande desilusão aqui no Peru, tento não generalizar (mesmo que eu faça brincadeiras com meus amigos peruanos dizendo que meu único requisito é que meu futuro marido não seja peruano), não vale a pena generalizar.

Comida Peruana. O maior motivo de orgulho peruano é o reconhecimento internacional que valoriza o setor gastronomico por aqui. Depois de 10 anos sem poder comer comida da minha mãe eu declaro que a melhor comida do mundo é a da nossa casa. Aqui existe uma boa variedade de pratos, os peruanos tem orgulho da comida que preparam, particularmente não como todas mas gosto de muitas, entre os preferidos estão "Ají de gallina", "Pollo a la Brasa", "Ceviche" e "Locro". Peçam ajuda ao super Google para ver do que se trata.

Naturalização. Não penso em morar no Peru "pra sempre", gostaria de conhecer e morar em mais países, gostaria de ir pra um país que fale outro idioma, mas não sei quando. Por enquanto, eu moro no Peru.

Se você também gosta de fazer perguntas, manda bala, escreva nos comentários o que você gostaria de saber sobre a vida no Peru [exceto sobre documentos, pra isso tenho outro post ;) ]

Um abraço!

2 comentários:

  1. Penso em morar no Peru em 2018, esse é meu plano, já estou juntando dinheiro a alguns anos, nesse ano vou a Lima para conhecer mais sobre o Peru, saber sobre emprego e tudo mais..gosto muito do seu blog.

    Um abraço
    Luana Sena

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline, Primeiramente quero agradecer por seu lindo blog e a sua simpatia em responder a todos na medida do possível. Eu sou formado em Direito e gostaria de saber se a convalidação de títulos universitário é complicado, e se há espaço para Advogados brasileiros no Peru. Grato

    ResponderExcluir